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terça-feira, 13 de agosto de 2013

MATERIAL DE ESTUDO: 4º encontro de PCs


 
ENCONTRO DOS DIAS 23 E 26
CANCELADOS
AGUARDAR NOVA DATA DE CONVOCAÇÃO!

 Abaixo, cronograma do encontro e materiais para leitura e reflexões.

Para acessar: Materiais de apoio para os Professores Coordenadores - Coletânea CLIQUE AQUI

artigo_clima organizacional by Adalberto Ribeiro


Cadastro de docentes candidatos a contratação e Atribuição de aulas para 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO DE ITAPEVI

Av. Brasil, 291-Vila Aurora- Itapevi- S.P -CEP 06656.200
EDITAL PARA CADASTRO EMERGENCIAL DE DOCENTES
A Diretoria de Ensino Região de Itapevi receberá cadastramento de docentes e candidatos à contratação nos termos da Resolução SE 23/2012 e Comunicado CGRH 4, de 01/03/13, publicado no DO de 02/03/13, na seguinte conformidade:
1 - PERÍODO E LOCAL:
Período: 12/08/13 a 10/09/13
Local: Sede da Diretoria de Ensino
Endereço: Avenida Brasil, nº 290- Vila Aurora- Itapevi/SP
Horário: das 9h às 17h
2 – REQUISITOS PARA O CADASTRAMENTO:
Será recebido o cadastramento de candidatos à contratação por tempo determinado para docência habilitados e/ou qualificados para ministrar aulas de disciplinas que compõem as matrizes curriculares das escolas jurisdicionadas a esta Diretoria e também os portadores de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Matérias Pedagógicas, que não participaram do processo seletivo simplificado.
Também poderão participar do cadastramento os docentes e candidatos que, mesmo inscritos no processo seletivo do corrente ano, deixaram de participar da prova por qualquer motivo e que ainda não efetuaram o cadastro nesta Diretoria de Ensino.
3 – PÚBLICO ALVO:
- Portadores de Licenciatura Plena nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas.
- Portadores de Licenciatura Plena em Pedagogia com curso de especialização, na área da necessidade educacional especial (Res.SE 89/2011).
- Portadores de habilitação e/ou qualificação em Deficiência Auditiva/ Áudio comunicação com carga horária de Libras (artigo 2º da Res. SE 38/2009).
- Portadores de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Matérias Pedagógicas do Magistério Público Oficial.
- Portadores de qualificações docentes:
• alunos de último ano de curso de licenciatura plena (exceto de Pedagogia e Educação Física);
• bacharéis/tecnólogos de nível superior (na área da disciplina a ser atribuída);
• alunos que já tenham cumprido, no mínimo, 50% do curso de licenciatura plena (exceto de Pedagogia e Educação Física);
• alunos do último ano de curso de bacharel/tecnólogo de nível superior (na área da disciplina a ser atribuída);
• alunos que se encontrem matriculados em qualquer semestre de curso de licenciatura plena e/ou bacharelado (exceto de Pedagogia e Educação Física);
4- DOCUMENTOS: (ORIGINAIS E CÓPIAS)
1- Habilitados:
- Diploma e Histórico Escolar.
- RG, CPF e Título de Eleitor;
- Anexo I (Tempo de serviço até 30/06/2012, se já ministrou aulas na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo).
- Certificado de Aprovação em Concurso Público da SEE ou Cópia do D. O E. (quando tiver);
2- Estudantes:
- Atestado oficial de escolaridade original, com indicação do semestre em curso;
- Declaração de sua efetiva freqüência às aulas;
- Histórico parcial do curso, contendo as cargas horárias discriminadas pela totalidade das disciplinas em cada semestre cursado até a data da inscrição;
- RG, CPF e Título de Eleitor;
- Anexo I (Tempo de serviço até 30/06/2012, se já ministrou aulas na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo).
Obs: Os documentos de escolaridade deverão ser oficiais, estando devidamente assinados pelo responsável pela instituição de ensino. Não serão aceitos documentos emitidos via internet, exceto os que contenham certificação digital.
5- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
- Será considerado indeferido o cadastro do candidato que não apresentar documentos oficiais previstos no item 4;
- Não haverá juntada de documentos após o período de cadastramento;
- É responsabilidade do candidato acompanhar a situação de seu cadastro e os editais de atribuição de aulas/classes no site da Diretoria de Ensino: www.diretoriadeitapevi.com.br.
- Só será efetuado cadastro dos Portadores de Licenciatura Plena em Pedagogia e Educação Física mediante apresentação de diploma.
Observação: Candidatos de outra Diretoria de Ensino que participaram do processo seletivo, aprovados ou não aprovados, deverão efetuar o cadastro através do sistema GDAE (http://drhunet.edunet.sp.gov.br/portalnet/) , caso queiram participar das sessões de atribuição de aulas nesta Diretoria de Ensino, não sendo necessário comparecer na Diretoria para fazer o cadastro.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO DE ITAPEVI

Av. Brasil, 291-Vila Aurora- Itapevi- S.P -CEP 06656.200

Edital
O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de Itapevi torna pública a abertura de inscrição para o Processo de Atribuição de Classes e Aulas e a realização da prova do Processo Seletivo Simplificado para o ano letivo de 2014, conforme Portaria CGRH 11, de 05/08/2013, publica em DOE de 06/08/2013.
1. Os professores da rede estadual de ensino (Efetivos, categorias “P”, “N”, “F” e “O”) deverão efetuar sua inscrição para o processo de atribuição de classes e aulas para o ano de 2014 diretamente no site: http://drhunet.edunet.sp.gov.br/portalnet/ no período de 15/08/13 a 10/09/13.
A solicitação de acerto da inscrição deverá ser feita na unidade escolar sede até 06/09/13. Após a confirmação da inscrição pelo docente, não é possível efetuar os acertos.
2. Os candidatos à contratação (sem inscrição ou cadastro no ano de 2013 na rede estadual), nos termos da LC 1093/2009 deverão efetuar sua pré-inscrição nesta Diretoria de Ensino com apresentação dos seguintes documentos (originais e cópias):
- RG (não é valido a carteira de habilitação) e CPF;
- Diploma e Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão de Curso e Histórico Escolar;
- Declaração da instituição de ensino constando matrícula e freqüência ao curso, no caso de estudantes;
- Anexo I atualizado (para quem ministrou aulas em escolas públicas estaduais em anos anteriores)
A solicitação de acerto da inscrição deverá ser feita na Diretoria de Ensino até 06/09/13. Após a confirmação da inscrição pelo candidato, não é possível efetuar os acertos.
Após o deferimento da pré-inscrição, o candidato deverá confirmar sua inscrição no site http://drhunet.edunet.sp.gov.br/portalnet/ no período de 15/08/13 a 10/09/13.

Atenção: A NÃO CONFIRMAÇÃO PELO CANDIDATO NO SISTEMA GDAE IMPLICA A SUA EXCLUSÃO DA INSCRIÇÃO DE DOCENTES PARA O ANO LETIVO DE 2014.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

INSCRIÇÕES Inglês Online 2º Semestre 2013


 
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
                     DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE ITAPEVI
 
                                                                      
Itapevi, 07 de agosto de 2013.

 Circular nº  D.E185/2013

Assunto: INSCRIÇÕES Inglês Online 2º Semestre 2013.

   Senhores (as) Diretores (as)
   Senhores (as) PCs

Reiteramos que o prazo para Inscrições no curso Inglês Online foi prorrogado até 14 de agosto de 2013.
 
LINK para INSCRIÇÕES:
http://evesp.edunet.sp.gov.br/inglesonline/preinscricao/

Alunos que não conseguiram concluir ou não foram chamados em edições passadas TAMBÉM poderão se inscrever. 

Favor dar ampla divulgação entre alunos e professores e providenciar apoio à inscrição e orientações aos alunos interessados.
 
A escola deve retirar no NPE da Diretoria, mediante apresentação de ofício com dados dos alunos, materiais (Headset e DVD) PARA os alunos matriculados no curso.

Maiores informações disponível na Videoteca Rede do Saber site: www.rededosaber.sp.gov.br

 
Atenciosamente,

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

IMPORTANTE! Sobre as avaliações diagnósticas de aprendizado em processo (AAP) e Avaliação diagnóstica SAEB (ADS)

 
                              Comunicado Conjunto CIMA/CGEB  + Circular D.E 169/2013


Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) – Quinta Edição – Segundo Semestre de 2013 
Avaliação Diagnóstica SAEB (ADS)
A Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional em conjunto com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, considerando a importância de:
- apoiar as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades escolares;
- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata, ampliando o universo de alunos atendidos;
- subsidiar as escolas e docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem;
- atender à demanda das escolas, coletada por meio do Questionário da AAP aplicado on-line, na segunda quinzena de março de 2012;
- oportunizar a possibilidade de vivenciar instrumento de avaliação fundamentado exclusivamente na matriz de referência nacional SAEB;- garantir aos docentes o acesso aos materiais de apoio elaborados pela CGEB, comunicam que:

1 – em continuidade às ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP, serão aplicadas avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, dos 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

2- As avaliações da AAP, de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos, atitudes e conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à elaboração e execução de planos destinados ao apoio imediato para sanar dificuldades dos alunos.

3- As avaliações da AAP a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa - 15 questões;
b) Matemática – 10 questões;
c) Produção Textual:
- para o Ensino Fundamental – conto (6°ano), notícia (7°ano), narrativa de aventura (8°ano) e artigo de opinião (9°ano);
- para o Ensino Médio – artigo de opinião (todas as séries).

4 – As Produções Textuais, descritas no item 3 c, constituirão o produto final de uma sequência de atividades a ser mediada pelo professor, que poderá utilizar mais de uma aula para o desenvolvimento da ação.

5 – Nesta edição, também serão aplicados outros instrumentos de avaliação, denominados Avaliação Diagnóstica SAEB – ADS, de Língua Portuguesa e de Matemática para os alunos da rede estadual regular, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

6 – As avaliações da ADS, de caráter exclusivamente diagnóstico e baseadas em descritores do SAEB selecionados, referenciam esta avaliação com a Prova Brasil, e objetivam dar à escola oportunidade de aproximação com o instrumento de avaliação nacional, devendo seu resultado se constituir como apoio para ações da equipe escolar.
7 – As avaliações da ADS a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa – 14 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 10 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio;
b) Matemática – 20 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 10 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

8- Considerados os objetivos de ambas as avaliações, a aplicação e a correção das provas devem ser realizadas, a exemplo das demais atividades didático-pedagógicas desenvolvidas com os respectivos alunos, pelos professores das classes/disciplinas envolvidas e, preferencialmente, em aulas duplas e em dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual.

9- As unidades escolares programarão, conforme suas peculiaridades, o calendário de aplicação/correção, a partir do cronograma a seguir proposto:
a) 5 a 9 de agosto – Aplicação das provas objetivas da AAP e das provas da ADS;
b) 12 a 16 de agosto – Correção das avaliações aplicadas de 5 a 9 de agosto;
c) 26 a 30 de agosto – Aplicação da produção textual da AAP.

10 - O material de aplicação da AAP e da ADS (provas) será entregue impresso para as Unidades Escolares, organizado por classe, contendo:
Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP
10.1- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
10.2- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
10.3- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
10.4- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
10.5- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
10.6- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
10.7- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
10.8- Provas de Matemática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
10.9- Provas de Matemática para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
10.10- Provas de Matemática para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
10.11- Provas de Matemática para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
10.12- Provas de Matemática para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
10.13- Provas de Matemática para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
10.14- Provas de Matemática para turma da 3ª série do Ensino Médio;
10.15- Provas de Produção Textual para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
10.16- Provas de Produção Textual para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
10.17- Provas de Produção Textual para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
10.18- Provas de Produção Textual para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
10.19- Provas de Produção Textual para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
10.20- Provas de Produção Textual para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
10.21- Provas de Produção Textual para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
 
E

Avaliação Diagnóstica SAEB
10.22 – Prova de Língua Portuguesa para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental;
10.23 – Prova de Língua Portuguesa para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental;
10.24 – Prova de Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
10.25 – Prova de Matemática para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental;
10.26 – Prova de Matemática para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental;
10.17 – Prova de Matemática para turmas da 3ª série do Ensino Médio.

11 - As provas mencionadas no item 10 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com data base de 30-04-2013, acréscimo de 3% e arredondamento quantitativo, para entrega nas escolas.
11.1 – Serão entregues, nas Diretorias de Ensino, exemplares de todas as provas mencionadas no item 10, correspondente a 10% de seu respectivo número de alunos, a título de reserva técnica e para suporte das atividades de apoio e acompanhamento pedagógico das avaliações.
11.2 - As provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino. (Já disponível para retirada)
11.3 – As provas das 69 escolas de Ensino Integral (EF e EM), dadas algumas especificidades do processo de avaliação a elas destinadas, serão entregues nas Diretorias de Ensino, que organizarão a distribuição às escolas do programa.

12 - Complementando as provas da AAP, foi produzido, para cada um dos subitens descritos no item 10 do presente comunicado, o respectivo material “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, referente à Avaliação da Aprendizagem em Processo – Quinta Edição 2013 – destinado aos professores, contendo:
a) quadro de habilidades de referência utilizadas na elaboração dos itens das provas;
b) orientações necessárias à aplicação das propostas de produção textual e alguns itens específicos das provas de matemática;
c) orientações para a correção e interpretação de resultados;
d) sugestões de trabalho pedagógico articuladas com a interpretação dos resultados e com os materiais de apoio ao Currículo.

13 – Complementando as provas da ADS, foi produzido, para cada um dos subitens descritos no item 10 do presente comunicado, o respectivo material “Apresentação e Orientações”, referente à Avaliação Diagnóstica SAEB, destinado aos professores, contendo:
a) quadro de habilidades de referência utilizado na elaboração dos itens das provas;
b) questões da prova e respectivos gabaritos.

14 – O material constante dos itens 12 e 13 do presente comunicado será entregue às escolas na quantidade de um por turma/ano/série/disciplina e foi impresso a partir de quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com data base de 30-04-2013.

15 – A entrega dos materiais mencionados nos itens 10, 12 e 13 ocorrerá no período de 01 a 26 de julho, devendo as unidades escolares se organizar para seu recebimento.

16 - As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto dessas avaliações, devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.

EM CASO DE DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO COM OS PCNP DA DIRETORIA DE ENSINO.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Avaliação diagnóstica URGENTE

Toda escola deve conferir e confirmar se as provas objetivas recebidas, que serão aplicadas entre os dias 05 a 09 de Agosto , correspondem as suas necessidades ou não.
Caso haja divergência, informar URGENTE a D.E, por telefone, no NPE.
Conferir se o número de provas correspondem aos números de alunos por turma e série/ano do Ensino Fundamental  e Ensino Médio. Caso este número seja insuficiente, informar URGENTE a D.E.

LIGAR informando que está OK ou se há falta.

ATENÇÃO!! Provas ampliadas para alunos com baixa visão deverão ser retiradas no NPE com a PCNP Selma Carvalho.

Escolas com provas ampliadas disponíveis:
Eliana; Celina; Cesar Lessa; Themudo; Josepha; Romeo Mecca; Moacir; Briquet; Iracema; Dorvalino; Giuseppe; Dolores; Nacif Amin; Maria Cristina Lopes; Jardim Paulista; Ignês Amélia; Desembargador; Eliza; Leonor; Nestor de Camargo; Alferes; Cascudo; Rondon; Mary Mallet; Soldé; Oswaldo Sammartino e Paulo de Abreu.